sábado, 1 de janeiro de 2011

"Máquina do Tempo: Veja a redação da revista Clube do Mickey em 1979"

Pois é amigos, ler gibi Disney é um excelente entretenimento que traz muita alegria e descontração. Mas, para que essas histórias cheguem até nós, é preciso muito trabalho e dedicação dos diversos profissionais que atuam no setor. Aqui no Brasil, a guardiã dos quadrinhos Disney há décadas é nossa querida Editora Abril, e confesso a todos vocês que tenho curiosidade em conhecer todos os processos produtivos que envolvem nossas revistas Disney. Já pensou passar um dia visitando a redação, os departamentos gráficos, ver as máquinas trabalhando, acompanhar a embalagem e o acondicionamento das revistas e até mesmo participar da entrega das edições ao distribuidor? E ver de perto a rotina dos amigos jornaleiros, recebendo, expondo e vendendo os gibis Disney?
Em nossos lares, nos escritórios, nas escolas, nas salas de espera dos consultórios, e em todo lugar podemos nos deparar com um gibizinho lá no cantinho, nos convidando para ler uma historinha, e descontrair por alguns momentos da tensão do dia a dia.
Então, passando por este exemplar antigo do "Clube do Mickey" nº 2, de 1979 lembrei ter visto uma excelente matéria sobre a redação da revista naquela época. Vocês podem observar pelas fotos, que as pessoas estão vestidas com a moda dos anos 70, e os cabelos também são característicos do período. Quanto trabalho eles tinham para "construir uma história" sem a ajuda dos meios informatizados que temos hoje em dia!!!
De acordo com a matéria, tinhamos naquela época uma sequência produtiva descrita assim: "o primeiro passo é fazer a pauta da edição, ou seja, selecionar as matérias que vão compor a revista. Para isso se reúnem o editor e o chefe de arte e escolhem as histórias em quadrinhos, as cartinhas que serão respondidas, as fotos e ilustrações que vão aparecer em cada edição"
Continuando o texto temos: "Depois da pauta definida e dos redatores terem escrito as matérias, o diagramador e o produtor vão fazer a distribuição do texto e das ilustrações nas páginas. É na diagramação que as páginas vão tomando aquele jeitão final. No caso das histórias em quadrinhos, primeiro é feito o argumento, a história propriamente dita, e depois o desenho a lápis dos personagens e do cenário, para então o letrista fazer os balóes. Depois de prontas as letrinhas dentro de seus respectivos balões, o arte-finalista (utilizando uma xerox reduzida de cada página), vai fazer uma guia de cores que servirá de orientação para o processamento gráfico."
Para finalizar o processo, segue da seguinte forma: "Uma vez prontas as histórias em quadrinhos e a composição dos textos, as páginas voltam para o editor e o chefe da arte, para que eles vejam se suas instruções foram seguidas direitinho, antes do envio do material à gráfica, onde será impresso, Após sua impressão e acabamento, a revista será destribuída através de caminhões, navios ou aviões e chegará às bancas mais próximas de sua casa na data certinha de seu lançamento."

Gostaram? Viram como a equipe de criação era formada por poucos profissionais? Mas, muitos outros funcionários participavam de maneira igualmente importante para o resultado final, na gráfica, nas ruas e nos pontos de vendas das queridas revistas Disney.

Espero que tenham curtido essas informações, lembrando sempre que o mundo mudou muito, e é bem provável que os métodos utilizados nos dias de hoje sejam muito superiores, informatizados e tal. Mas, o "elemento humano" com certeza permanece e é o diferencial que dá o toque final às publicações.

Novo ano chegou, esperamos que 2011 seja de muita felicidade e muitos quadrinhos Disney pra todos nós. Abraços a todos os amigos Disneyanos.
Fonte: Texto de Paulo Gibi (edição Clube do Mickey #2 coleção particular de PG, autor do texto)

5 comentários:

Unknown disse...

Legal..também sinto essa curiosidade em saber como as coisas são feitas...
o que eu gosto de revistas antigas é que elas são de algum modo portas para o passado. Essa por exemplo foi lançada 4 meses antes de eu nascer..Imagino como estão esses caras que aparecem nas fotos hoje em dia..
Abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nossa! Eu me senti um dinossauro....
Feliz 2011 para vocês e parabéns pela matéria.

Abraços. FabianoCaldeira.

Leitura do Dia disse...

Oi Mac obrigado por estar aqui. Nasci em 1965 e sou fascinado pelas revistas dos anos 60 e 70. São mesmo uma "maquina do tempo" como você disse, e nos fazer muito bem... Abs

Oi Fabiano, 1979 não faz tanto tempo assim, eu me lembro que era garotão nessa época e já tinha uma caixa de papelão grande, cheia de gibis, e lia direto... Abs. Paulo

Anônimo disse...

Eu acho que o Clube do Mickey continua até hoje mas de uma forma vergonhosa ele dura 1 página

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails