quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Ponto de Vista: Almanaque da Margarida nº 1"

Para fecharmos a série de posts sobre os 10 almanaques vamos falando do Almanaque da Margarida nº 1 que traz 7 histórias, sendo a última delas em duas partes: 
"Um Gênio da TV"
 "Imprevistos Técnicos"
 "Encontro às Escuras"
"Mímico de Talento"
"Visita da Pesada"
 "As Garotas se Divertem"
 "Doneu e Margareta (Parte 1)" 
 "Doneu e Margareta (Parte 2)"
É muito importante falar dessa primeira história "Um Gênio da TV" de 1988. É uma história código B (brasileira) com roteiro de Arthur Faria Jr e desenhos de Irineu Soares Rodrigues. Ela foi publicada duas vezes na Itália e duas vezes na Espanha, o que mostra a receptividade de uma boa história brasileira em outros mercados. Nela argumento, roteiro, desenhos e arte final, formam um conjunto harmonioso e muito divertido. No nosso modesto ponto de vista, é a melhor história dessa edição.
Almanaque da Margarida #1 (1ª Série novembro de 1988)
Sobre a italiana "Imprevistos Técnicos"(1995) gostamos do roteiro de Bruno Concina e desenhos de Claudio Panarese. É bom apreciarmos diferentes estilos de desenhos num mesmo gibi. Só achamos um pouco longa, com 18 páginas, mas as histórias italianas tendem a ter esse comportamento.
Da Dinamarca vem "Encontro às Escuras" (2004) com roteiro de Per Hedman e desenhos do Vicar (gênio) e mostra outra dinâmica, contando uma boa história e dando seu recado com apenas 12 páginas.
Na sequência temos "Mimico de Talento" (USA-1979) de Bob Gregory meio sem graça, não temos muito o que comentar. E a dinamarquesa "Visita da Pesada" (2002) onde a Margarida sofre com as trapalhadas do Peninha é super divertida. É risada que não pára mais, em 6 deliciosas páginas. Imagine só se tivéssemos produção nacional com o Peninha? Seria muito legal. O roteiro ficou à cargo de Stefan Petrucha e desenhos de Marçal Abella Bresco.
Agora, uma boa história também da Dinamarca, dos patinhos Huguinho, Zezinho, e Luisinho, e as patinhas Lalá, Lelé e Lili, "As Garotas se Divertem" (2002). Muito legal ver as situações embaraçosas (para as personagens) do bom roteiro do casal McGreal(Pat e Carol) e desenhos de Francisco Rodriguez Peinado.
E para finalizar o gibi "Doneu e Margareta" (Dinamarca 2004) em duas partes, como dissemos. Roteiro do competente Paul Halas e desenhos de José Maria Millet Lopez, que é um pouco longa, mas tem uma trama interessante. Foi legal ver o desfecho dos acontecimentos, e sempre que temos histórias com viagens no tempo, fica bem interessante ver as personagens nesse tipo de aventura.
Esse Almanaque da Margarida está bem interessante, e promete agradar os fãs dessa personagem. Parece que está bem dentro da linha "nova Margarida" onde ela não fica em segundo plano, mas "põe as manguinhas de fora" e aí, coitado do Donald pra fazer os gostos da madame. A nossa avaliação geral, desse último almanaque da série, que esperamos tenham gostado, é 7,5. Abraços.

Fonte: Texto de Paulo Gibi (Gibi Almanaque da Margarida nº 01, e consultas no INDUCKS).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails