quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Ponto de Vista: Almanaque do Mickey - nº01"

Imagem do site Portallos do amigo Thiago Machuca
Os tão esperados Almanaques de personagens Disney da editora Abril (10 no total) prometidos para o final de 2010 finalmente chegaram às nossas mãos, e por esses dias muitos leitores, fãs e colecionadores estarão numa boa curtindo diversas histórias Disney com seus personagens favoritos. Mas qual será a avaliação que os leitores farão desses gibis? É lógico que cada um formará seu ponto de vista, baseados na experiência pessoal da leitura. E o comportamento do consumidor, receptivo ou não, será vital para o futuro dessas novas publicações.
 Nós também vamos dar nossa opinião sobre todas as novidades Disney que pintarem nas bancas, e por ora, vamos aproveitando para dar uma olhadinha no "Almanaque do Mickey nº01". Essa edição traz 6 histórias
 "Gênio Preguiçoso"
"Na Floresta do Alce Gigante"
 "O Rei do Rock"
 "Quem Não Trabalha Atrapalha"
 "Quem Quer Viver Pra Sempre?"
   "O Mistério das Margaridas"
É uma boa seleção de histórias, bem variada com desenhos de Paul Murry em duas histórias, roteiro de Sarah Kinney em uma delas, e talentos como Noel Van Horn e Steve Steere entre outros. Histórias americanas e dinamarquesas, com boas tramas e excelentes desenhos. As melhores histórias são as de Murry, é claro, mas o gibi agrada de modo geral. O que poderia ser melhor, então?
Imagem do site Portallos
Bom, a começar pelo papel utilizado nas capas desses almanaques que é muito macio, e fácil de amassar. Poderíamos ter nas próximas edições, capas com papel mais encorpado, mesmo que não seja o tipo cartonado do Disney Big (o que seria ideal), para não encarecer muito o produto. 
Imagem do site Portallos
Com relação ao conteúdo, talvez seja legal acrescentar nos próximos almanaques do Mickey algum material do artista Casty, que tem passagem livre pelo título mensal do Mickey, mas não pintou aqui no almanaque. Penso que o quanto menos utilizarem histórias do Mickey com o tal "shortinho vermelho" melhor ficará a edição. Também dá pra fazer muito gibi com o material deixado por Paul Murry e entendo que esse caminho adotado no nº 1 mesclando histórias antigas e outras mais recentes, é bom, mas o principal é a qualidade da história e não somente a sua datação. E por que não incluir alguma história inédita? 
Mancha Negra ou Phantom Blot no original inglês
Uma curiosidade é que a Minnie participou pouco nesse almanaque, sendo que as histórias foram mais centradas na dupla Mickey e Pateta. Nada contra a Minnie, nem Clarabela, Horácio e Ranulfo, eles também poderiam estar aqui nas próximas edições, em belas hitstórias daquelas de passeios ao ar livre, e bate papo na sorveteria do Joca. Mas, existem também outros personagens do micro universo de Mickey que deixam as histórias bem afinadas, tais como: Mancha Negra, Esquálidus, Professor Zapotec, Berloque Gomes, Kid Mônius e Ted Tampinha. Eu não deixaria ninguém de fora, nas próximas edições.
E você? O que achou desse almanaque? Qual o seu "ponto de vista"?
Minha avaliação geral para essa edição é uma nota 7.
Ficamos por aqui esperando a continuação do Almanaque do Mickey, até lá... Abraços.
Fonte: Texto de Paulo Gibi (informações do Almanaque do Mickey - nº 01 da coleção).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails