domingo, 12 de junho de 2011

Topolino # 1594 de 1986 com uma história brasileira desenhada por Luiz Podavin

Olá amigos do Universo Disney. Recentemente adquiri algumas edições da revista do Mickey italiana o Topolino. Comprei umas dez edições lá no Planeta Gibi, pra conhecer melhor essa revista e também pra tentar ler algumas histórias que ainda não chegaram no Brasil e talvez demorem a desembarcar por aqui, tais como, "Cronicas do Planeta T" por exemplo.
E uma dessas Topolino que comprei, é a edição #1594 (a capa está bem velhinha), de 15 de junho de 1986 que trás uma história brasileira.
Essa capa abaixo é da edição que possuo na coleção.
Abaixo o famoso sumário!!! 
Eu não peguei imagens de toda a revista, pois o meu interesse nesse post é apresentar a história brasileira que esta edição da metade dos anos 80 contém em suas páginas.
Por exemplo eu peguei a primeira página (abaixo) desta história do Tio Patinhas inédita até hoje no Brasil.
Zio Paperone e il malefizio del solstizio (Tio Patinhas e o solstício de bruxaria, numa tradução Googleana), com roteiro e desenhos do já falecido Giorgio Bordini (1927-1999). Essa aventura nunca saiu da Itália, foi publicada e republicada somente lá na velha "Bota".
Eu também acabei destacando nessa edição a histórinha do Pateta chamada: O Bolo que deu bolo (Goofy Takes The Cake no original inglês).
História americana produzida em 18 de setembro de 1985. Roteiro do já falecido Cal Howard (Calvin Howard H. 1911-1993) e desenhos de Jaime Diaz Studio de Buenos Aires, Argentina. "O bolo que deu bolo" foi publicado somente em quatro países entre ele o Brasil na edição # 19 de Seleção Disney de setembro de 1988. Apesar de ser uma história americana, nunca foi publicada nos Estado Unidos. Os outros três países contemplados com a história foram, Itália, Alemanha e Iugoslávia.
Muito bem chegou a vez da nossa história brasileira que eu trago na integra agora pra você.
Nasce Uma Heroína... Borboleta Púrpura (Paper bat e la Farfalla Purpurea título italiano). Esta aventura envolvendo Glória a namorada do Peninha (por falar nisso, onde andará a Glória hein? será que  dá aulas em alguma universidade?).
Roteiro de Gérson L.B. Teixeira e desenhos do ótimo Luiz Podavin. Essa história foi publicada pela primeira vez em 23 de março de 1983. No Brasil foi publicada na Edição do Peninha Primeira série # 15 de 23 de março de 1983 e republicada no Almanaque das Mulheres # 2 de março de 1991. A história do Morcego Vermelho e da Borboleta Púrpura foi publicada na Itália em  três oportunidades. primeiro nessa edição que comento hoje, Topolino # 1594, também foi republicada na edição chamada: Paperinik e altri supereroi # 54 de março de 1998 e uma última vez no I Grandi Classici Disney # 253 de dezembro de 2007. Abaixo a história pra você.

Já que hoje é  o dia dos namorados, aí vai um beijão  romântico da Borboleta Púrpura no Peninha (Morcego Vermelho) confira no último quadrinho na imagem abaixo.


Além dessas três histórias que apresentei aqui, essa edição que comento hoje trás ainda mais duas histórias. Uma delas de origem americana com  14 páginas, envolvendo o pato Donald e os sobrinhos com roteiro de autor desconhecido e desenhos de Tony Strobl e o título: Plantando encrencas  (Planters' Mix no original inglês) foi publicada no Brasil somente uma vez na edição # 1773 do Zé Carioca em 7 de abril de 1986. Nos Estados Unidos não foi publicada. Já na Itália foi publicada três vezes e uma na Iugoslávia.
A história que fecha essa edição chama-se: Topolino e la missione "spiaggia fiorita" título original italiano (Mickey e sua missão "praia florida " será isso mesmo Google tradutor, florida na praia ficou ainda pior rsrsrsrs). Essa história com roteiro de Bruno Concina e desenhos do Studio Bonnet de Barcelona  na Espanha foi publicada somente na Itália.
Por hoje era isso amigos Disneyano. Até breve.

Fonte: Edição Topolino # 1594 da coleção do autor deste blog, imagens da edição scans do Universo Disney blog, pesquisa de texto Inducks. Todos os direitos de comercialização e dos personagens assim como das histórias pertencem a Disney. Este blog é somente para divulgação dos quadrinhos Disney sem nenhum fim lucrativo.

4 comentários:

Unknown disse...

Legal! Bom ver os amigos investindo na Topolino. Eu sempre que encontro alguma edição perdida nos sebos trato de comprar.Quem disse que gibi é só diversão? logo de tanto contato com o idioma Italiano vão estar lendo a história toda quase sem precisar da ajuda do Google Tradutor(que não é lá muito confiável)

Ludy disse...

Salve amigo Mac. É a mais pura verdade o contato com essas revistas, por exemplo italianas - Topolino, faz com que aos poucos possamos entender muita coisa de outra lingua no caso aqui, o italiano e sem a ajuda do Google tradutor. Abração Mac e obrigado pela visita.

Chabacano disse...

Olá, Ludy!

1º ponto: A Glória ficou amiga da Rita Ganso e juntas elas fundaram um buffet muito chique.

2º ponto: Nunca entendi porque várias histórias desenhadas pelo fofo do Tony Strobl não traziam o nome do escritor.

3º ponto: O Google Tradutor de fato está longe de ser perfeito mas não deixa de ser uma mão na roda.

Saudações a todos os patistas beijoqueiros!

Leitura do Dia disse...

Oi Ludy, que legal ivestir em Topolino... Gosto demais desses gibis italianos, pois a Europa tem contuibuído muito com os quadrinhos Disney, com a Dinamarca e a Itália. Quanto é essa edição, é mesmo uma preciosidade. Parabéns. Toda estória que apresente um novo personagem é sempre especial. Valeu. Abs. Paulo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails